Filiado à

Médica denuncia agressão de paciente e omissão da Fundação de Saúde de Paranaguá

Uma médica que trabalha para a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP) está denunciando uma agressão física que sofreu de um paciente durante atendimento na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, Litoral do Paraná. Ela também denuncia a omissão da FASP que a pressionou a continuar trabalhando mesmo após a agressão, apesar da médica alegar não tem condições físicas ou psicológicas para prosseguir no atendimento.

O caso relatado ocorreu nesta terça-feira (10). O paciente que buscou atendimento agrediu a médica sem motivo aparente e poderia ter causado lesões mais graves, pondo em risco a vida da profissional, se não fosse pela intervenção de uma técnica em enfermagem.

Após a agressão, os dirigentes da Fundação se recusaram a substituir a médica, mesmo após ela alegar que não tinha condições de continuar trabalhando. Mesmo abalada, ela terminou o plantão e, somente então, procurou atendimento para si própria em uma clínica particular.

A médica que sofreu a agressão era a única atuando em pronto atendimento na Ilha dos Valadares, que concentra a maior aglomeração populacional de Paranaguá com mais de 30 mil habitantes. A maioria deles, usuários do SUS.

Para o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar), o caso revela a sobrecarga de trabalho e os riscos a que os médicos que atendem na linha de frente estão expostos diariamente. O fato da médica ter sido pressionada a se manter no plantão, mesmo após uma pesada agressão, retrata a precarização do SUS como um todo e deve ser revertida. Pelo bem da saúde e dos profissionais.

É obrigação dos empregadores garantir a segurança e a integridade física dos profissionais.

Publicamos a seguir a cópia da denúncia encaminhada a este Sindicato e ao Conselho Regional de Medicina. A identidade dos envolvidos foi suprimida para evitar represálias ou constrangimentos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado

Últimas Notícias