Filiado à

Guaratuba inaugura Memorial para as vítimas da Covid-19

A cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, inaugurou um Memorial para as vítimas da Covid-19 neste feriado de finados (2). O evento contou com uma cerimônia emocionante com a participação familiares das vítimas da pandemia.

Segundo relatório da Secretária de Estado da Saúde, 185 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em Guaratuba. No Paraná, já são mais de 40 mil mortos pela doença.

O prefeito Roberto Justus disse que o memorial vai muito além de homenagear, pois é uma oportunidade de fazer a despedida que não foi possível. O prefeito também disse que o memorial eterniza os nomes e a história dessas pessoas, além de deixar registrado esse momento que estamos passando. “Também um monumento de esperança, de paz e de dias melhores. Um lugar de encontro, de lembranças boas”, concluiu.

O secretário da Saúde , Gabriel Modesto falou sobre o trabalho das equipes da saúde durante a pandemia e, que nos piores momentos, o sentimento de impotência não foi maior por conta do trabalho dos profissionais da saúde, que foram verdadeiros guerreiros.

“Agradeço a sensibilidade do prefeito em deixar o nome de todos que perderam suas vidas por conta da Covid-19 eternizado nesse memorial”, destacou.

A artista plástica Birgitte Tummler diz que foi um momento de muita responsabilidade criar a arte do memorial, que utilizou elementos que representassem o município, mas que também que trouxessem paz, um trabalho de muita sensibilidade, pensando nas vítimas e nos familiares. A artista agradeceu o servidor da Secretaria de Obras, Gilberto Ubiratan Martins (Giba), pela colaboração na colocação dos azulejos.

Um memorial online também foi criado e pode ser acessado na placa do Memorial por QR Code ou através do site da Prefeitura de Guaratuba.

A secretária da Administração, Denise Lopes Silva Gouveia disse que o memorial online foi pensado para contar a história de cada uma dessas vidas, uma homenagem a cada uma delas.

Memorial

O monumento que homenageia as vítimas da Covid-19 da cidade é decorado com azulejos pintados e queimados. O vão aberto entre as mãos traduz o afastamento ao qual nos obrigamos no momento de pandemia. As mãos surgem da restinga, vegetação típica do litoral e de extrema importância para a manutenção da orla e da fauna.

A posição das mãos simboliza a entrega, a devoção, a conexão terra – céu, e o contato doce, e de pele, que a tantos faltou na hora da partida de seu ente querido. As mãos entregam aos céus as almas dos guaratubanos.

E, por estar mais próximo dos céus, as aves. Guaratuba é simbolizada pelo Guará, e este, representará aqueles que partiram de Guaratuba, de forma intensa, mas cuja alma encontra sua redenção nos céus.

As informações são do JB Litoral

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado

Últimas Notícias