Evento chega a Curitiba em duas edições e faz alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Objetivo é debater estratégias de enfrentamento à violência de gênero que têm estampado cada vez mais os jornais.
Policial civil preso por estuprar criança. Mulheres processando a Uber por assédio de motoristas. Estupro de vulnerável cometido dentro do ônibus. Funcionárias assediadas por chefes. Médico anestesista estuprando paciente desacordada durante o parto. Todos os dias, mulheres são agredidas, assediadas, violadas e até mortas: no Brasil, 4 mulheres são assassinadas por dia, vítimas de feminicídio.
Além de devastar famílias e sentenciar mulheres, o feminicídio onera o sistema de saúde, de justiça e os recursos públicos. Mas não precisava ser assim.
Para evitar isso, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Curitiba promove o ciclo de palestras Queremos Todas Vivas: o feminicídio pelo olhar de uma médica-legista. As palestras acontecem em duas datas: dia 22 de julho, às 19h30, na Associação Médica do Paraná, e no dia 02 de agosto, às 14h, no Teatro da Vila – CIC. As inscrições são gratuitas e os participantes recebem certificado.
Evento já passou por várias cidades do Paraná
A palestra Queremos Todas Vivas chega a Curitiba após percorrer algumas das cidades com maior índice de violência contra as mulheres do Paraná, como Francisco Beltrão, Pato Branco e Ponta Grossa. Ao todo, mais de 700 pessoas já assistiram à formação. O evento é voltado a todos os públicos e os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla, nos seguintes links: https://bit.ly/qtvcuritiba e bit.ly/qtvcic
Por que falar de feminicídio
A importância de discutir esse tema vem da necessidade de enfrentar a violência cada vez mais frequente no dia a dia, além de formar profissionais que durante o ofício podem enfrentar atendimentos de pessoas sofrendo abuso ou violência. “É uma sensibilização fundamental”, avisa a palestrante, médica-legista e Procuradora da Mulher, Maria Leticia. É ela quem vai compartilhar quase 30 anos de experiência no IML, atendendo vítimas na ponta, e mediar o debate que intenta encerrar o ciclo de mortes das mulheres. Para os participantes, haverá entrega de certificado.
SERVIÇO
Evento: Queremos todas vivas, o feminicídio pelo olhar de uma médica-legista
EDIÇÃO 01: Dia 22 de julho, às 19h30
Local: Associação Médica do Paraná
Rua Cândido Xavier, 575 – Água Verde
Abertura do evento às 18h30, com coffee e feirinha de produtos locais
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/qtvcuritiba
EDIÇÃO 02: Dia 02 de agosto, às 14h
Local: Teatro da Vila – CIC
Rua Davi Xavier da Silva, 451
Inscrições gratuitas: bit.ly/qtvcic