Filiado à

Programa Nacional de Imunizações completa 50 anos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa meio século neste mês de setembro. Criado em 18 de setembro de 1973 para coordenar as ações de vacinação no País, o PNI foi determinante para mudar o perfil epidemiológico das doenças imunopreveníveis no Brasil e garantir qualidade de vida para toda a população. Esse sucesso pode ser comprovado pela erradicação da varíola e pela eliminação da poliomielite, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita.

A atuação do PNI também proporcionou uma redução drástica dos casos e óbitos de doenças como covid-19, influenza, difteria, tétano e coqueluche. A imunização contribuiu, ainda, para evitar sequelas como surdez, cegueira e paralisia.

Com o PNI, o Brasil tornou-se uma das referências mundiais em imunizações e possui um dos maiores programas de vacinação do mundo, com ampla expertise em vacinação de grandes contingências populacionais.

Apesar das muitas vitórias alcançadas ao longo dos 50 anos do programa, ainda existem obstáculos a serem superados, como retomar a confiança da população na segurança das vacinas. Por isso, o Ministério da Saúde tem investido em campanhas e ações junto aos estados e municípios para ampliar a vacinação e retomar os antigos patamares de cobertura vacinal.

As informações são do Ministério da Saúde.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado

Últimas Notícias