O Dr. Luiz Gustavo de Andrade, sócio do escritório Zornig & Andrade Advogados Associados, que assessora o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar), integrou uma comitiva de brasileiros que foi aos Estados Unidos acompanhar o processo eleitoral ocorrido no dia 5 de novembro, resultando na eleição de Donald Trump à presidência, entre outros cargos.
Diretor da Escola Paranaense de Direito (EPADI), o Dr. Luiz Gustavo também é secretário-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP), membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) e editor executivo da Revista Paraná Eleitoral (TRE-PR).
Sobre o processo eleitoral dos Estados Unidos, ele afirmou: “As eleições americanas seguem regras diferentes quanto à votação e apuração, de acordo com cada Estado, isso se deve a maior autonomia que os estados membros da federação possuem, se comparado ao federalismo americano.”
“Nos locais observados, em especial no Estado de Maryland, constatou-se utilização de urnas eletrônicas, responsáveis por efetuar a computação do voto. O eleitor poderia optar por votar com cédulas preenchidas manualmente e lidas em scanner pela urna ou por votar no touch screen da própria urna. Tal ampliação do uso de mecanismos eletrônicos vem se incorporando à sistemática eleitoral americana.” Concluiu.
O Dr. Luiz Gustavo também concedeu entrevista ao Portal Plural, falando sobre sua participação na delegação brasileira nos EUA. Confira aqui.
Fotos: Arquivo pessoal.