Filiado à

Acordo firmado em ação do Simepar reverte em benefícios a mais de mil Médicos/as da FEAS Curitiba

Foto: Cesar Brustolin – SMCS

Foi finalizado nesta segunda-feira (17), em audiência junto à Justiça do Trabalho, um acordo entre o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) e a Fundação Estatal de Atenção em Saúde (FEAS) de Curitiba.

O acordo se refere a quatro ações distintas que o Simepar, na defesa dos direitos dos médicos vinculados a FEAS, moveu de forma coletiva, e encerra todas elas. Em todas as ações havia sido proferida sentença de procedência reconhecendo o direito dos/as médicos/as empregados da FEAS ao recebimento de diferenças salariais.

Com o acordo firmado judicialmente nesta segunda, os médicos e médicas receberão as diferenças em duas parcelas: a primeira será paga até quarta-feira (19) e a segunda até o dia 04 de agosto de 2023, em folha suplementar.

A Fundação está destinando mais de R$ 16 milhões para o pagamento das ações, beneficiando mais de mil e cem médicos, inclusive aqueles que se desligaram da FEAS. O acordo decorre de mais de um ano de negociações, assembleias, reuniões e mediações que incluíram, neste período, outros benefícios aos médicos empregados concursados.

Há por parte da Fundação, ainda, o compromisso de concluir as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho de 2023/2024. Também será retomado o calendário mensal de rodadas de negociação permanente para melhoria das condições de trabalho. Ainda há muitas questões a serem discutidas com a FEAS no que se refere a melhoria dos processos para que o atendimento à população seja sempre feito com a melhor qualidade possível.

O Dr. Marlus Volney de Morais, Presidente do Simepar, ressalta que o acordo judicial resulta de diversas reuniões presenciais e remotas para que se chegasse a um termo que interessasse aos/às médicos/as e a Fundação. Ele também ressaltou a importância das assessorias jurídicas do Simepar e da Fundação para que o melhor resultado possível fosse alcançado.

“O Simepar esteve vigilante e combativo durante todo o período de negociação para reclamar e garantir o reconhecimento ora obtido, sem que houvesse necessidade de greves e paralisações que gerariam danos à população. Importante dizer que esta foi a tônica da discussão que contou também com o entendimento dos gestores da FEAS. Esperamos que os médicos e médicas reconheçam a importância da representação pela qual o Simepar luta há mais de 90 anos.” Acrescentou o Dr. Marlus.

Observação: Os médicos que se desligaram da FEAS no último ano, tendo trabalhado após o mês de maio de 2022, devem entrar em contato com o Simepar por e-mail (simepar@simepar.com.br) para atualizarem de seus dados bancários, viabilizando o recebimento dos valores a que têm direito.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado

Últimas Notícias