Curitiba começou nesta sexta-feira (8) a entregar aos hospitais as doses de reforço da vacina contra a covid-19 destinadas aos profissionais de saúde. A vacinação desse grupo será realizada de forma descentralizada, pelas instituições hospitalares.
Serão imunizados com a dose de reforço profissionais de saúde de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu). Durante esta semana, os trabalhadores das UPAS já começaram a receber a dose de reforço em seus locais de trabalho.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai enviar as doses aos hospitais da cidade credenciados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que vão organizar o cronograma de vacinação e fazer a convocação de seus trabalhadores.
A vacinação dos profissionais de saúde segue o critério de risco de exposição ao vírus, assim como foi adotado no início da vacinação na cidade. Nesta etapa da vacinação da dose de reforço, a Secretaria Municipal da Saúde estima 28 mil doses.
“Neste primeiro grupo, estão equipes dos hospitais, das UPAs, do Samu e de unidades de saúde que estão no atendimento direto de pessoas contaminadas”, explica a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Serão vacinados com a dose de reforço os profissionais que já completaram o esquema vacinal (recebido as duas doses ou o imunizante de dose única) há pelo menos seis meses, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, que aprovou a inclusão desta nova dose para este grupo em 24 de setembro.
A dose de reforço visa fortalecer o poder de imunização contra o novo coronavírus de pessoas com maior vulnerabilidade ao vírus. Além dos profissionais de saúde da linha de frente, estão recebendo a dose de reforço idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas que já completaram o esquema vacinal.
Treinamento e entrega
Para que a vacinação ocorra de forma descentralizada, na última terça-feira (5/10), a SMS promoveu o treinamento de 196 profissionais, entre enfermeiros e aplicadores das instituições hospitalares que vão realizar a vacinação de seus colegas.
As vacinas estão sendo entregues conforme as solicitações dos hospitais e deverão ser aplicadas somente nos profissionais de saúde que atuam no estabelecimento. A partir do cadastro dos profissionais vacinados com a primeira e segunda dose do imunizante, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba encaminha as doses de reforço para cada ponto.
A ampliação para a aplicação da dose de reforço em outros grupos dos profissionais de Saúde vai avançar conforme Curitiba receber novos lotes do imunizante destinados a essa faixa da população.
As informações são da Prefeitura de Curitiba.