Filiado à

Prefeitura de Curitiba repassa para médicos/as sem especialidade consultas que devem ser feitas por pediatras

Foto: Marcello Casal/Abr.

Chegou ao conhecimento do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) uma denúncia de que, devido ao número limitado de médicas e médicos pediatras, a Prefeitura de Curitiba estaria agendando consultas de recém-nascidos para médicos generalistas.

O Protocolo de Saúde da Criança disponível no Portal da Prefeitura preconiza que a primeira consulta de todos os recém-nascidos na Atenção Primária à Saúde deve ser feita por uma/um médica/o pediatra. A partir da segunda consulta, se não houver fatores de risco para a criança, as consultas podem ser intercaladas entre generalista e pediatra.

Mas há sobrecarga de demanda para os pediatras e a prefeitura está agendando essa primeira consulta para médicos generalistas. Essa atitude é temerária, pois médicos/as generalistas não têm a formação específica para atendimento de crianças, muito menos para fazer a primeira consulta nos recém-nascidos.

O Simepar encaminhou ofício para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba pedindo esclarecimentos; e reforça que as médicas e médicos não são obrigados a realizarem essas consultas, salvo em caso de Urgência e Emergência, em que não houver pediatra no local.

O mesmo problema se repete na rede de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em que não há o número suficiente de pediatras para atendimento das crianças em casos de urgência e emergência. Os conhecimentos específicos dos/as pediatras podem ser o diferencial para salvar vidas ou evitar que casos simples se agravem.

O Sindicato dos Médicos vem reivindicando há anos que a Prefeitura contrate mais pediatras, tanto para a Atenção Primária, quanto para as Unidades de Pronto Atendimento. Além do reforço na contratação, é necessário que esses profissionais recebam salário compatível com a função e tenham bom ambiente de trabalho para evitar a rotatividade dos profissionais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado

Últimas Notícias