Filiado à

Prefeitura de Paranaguá conscientiza população sobre uso da UPA e das UBSs

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá vem sofrendo com a alta demanda de pacientes que buscam atendimento o que está sobrecarregando médicas/os e demais profissionais da Saúde. O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) se reuniu com gestores municipais de Saúde buscando encontrar meios de solucionar esse problema e garantir um bom ambiente de trabalho para os/as profissionais e um bom atendimento à população.

Acontece que grande parte dos pacientes que buscam a UPA não são casos de urgência e emergência, portanto não deveriam buscar atendimento na UPA, e sim nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). E Paranaguá conta com 16 UBSs.

Além disso, a Prefeitura abriu uma Unidade de Pronto Atendimento da Atenção Primária ao lado do Centro de Diagnóstico João Paulo II. O ambiente recebe pacientes com sintomas leves como dor de garganta, diarreia e vômito, sintomas gripais, entre outros.

Com o direcionamento dos pacientes com sintomas menos graves para as UBSs e para a Unidade de Pronto Atendimento da Atenção Primária a Prefeitura e o Simepar espera que a situação se normalize.

Para que a população saiba qual atendimento procurar, veja o gráfico a seguir:

Na UPA os pacientes são atendidos conforme a gravidade do risco, e não por ordem de chegada. Ou seja, quem apresenta maior complexidade será atendido primeiro. Mesmo que o paciente de baixa complexidade esteja no ambiente aguardando, se outra pessoa apresentando quadro de urgência ou emergência chegar, ela terá prioridade e será atendida primeiro.

A UPA é o local para atendimento de casos como sintomas de AVC, infarto, falta de ar intensa, intoxicações, acidentes de carro ou motocicleta, parada cardiorrespiratória, convulsões, fraturas, febre alta, diarreia intensa, entre outras situações de urgência e emergência.

As unidades básicas de saúde estão aptas para atender os pacientes que precisam de consulta de rotina. Acompanhamentos de doenças pré-existentes, dores de coluna, de ouvido, vômitos e diarreia leve, realização de curativos e injeções, retirada de pontos, entre outros serviços.

A unidade básica de saúde é a porta de entrada do SUS e com as contratações por meio de chamamento dos aprovados em concurso público, todas as UBS contarão com médicos e demais equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Além das consultas agendadas, em casos de maior necessidade, há ainda o encaixe de mais pacientes. Caberá a equipe de enfermagem na unidade por meio da triagem, avaliar a necessidade de encaixe para atendimento no mesmo dia ou agendamento.

Mas informações, clique aqui e acesse o Portal da Prefeitura de Paranaguá.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado

Últimas Notícias