O Sindicado dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) segue atuando na defesa dos direitos e contra às injustiças a que estão submetidas as Médicas e Médicos Servidores Federais Estatutários do Complexo Hospitalar de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR).
Uma das pautas é a isonomia salarial com os demais Servidores Federais, uma vez que a Medida Provisória N°. 1.286 de 2024 concedeu reajuste menor à categoria médica. Enquanto o Termo de Acordo de Greve N° 11/2024 estabelecia reajustes isonômicos de 9% para 2025 e 5% para 2026, aos profissionais da Medicina o reajuste estabelecido na MP é de somente 4,5% para 2025.
A outra pauta é relacionada à cessão dos/as Médicos/as Estatutários para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) à revelia da sua anuência e vontade. Sobre essa questão, o Simepar patrocina uma ação que tramita em segunda instância no Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4). A assessoria jurídica do Simepar esteve nesta semana reunida com o Desembargador Federal João Pedro Gebran Neto, relator da ação. Na oportunidade, foi entregue um memorial sobre a matéria. O memorial elaborado pela Assessoria Jurídica do Simepar também será entregue aos demais desembargadores que votarão no julgamento da matéria.
O Dr. Marlus Volney de Morais, Presidente do Simepar; e o Dr. Darley Rugeri Wollmann Junior, Vice-Presidente do Sindicato e médico estatutário do CHC-UFPR, estiveram reunidos com o Reitor da UFPR, Prof. Dr. Marcos Sfair Sunye e com a Superintendente do CHC UFPR, Professora Doutora Camila Fachin na quarta-feira (05) para discutir ambas as pautas das/os Médicas/os Estatutários. O Reitor da UFPR e a Superintendente CHC UFPR receberam as demandas dos profissionais da medicina com preocupação, e entenderam que há muita ingerência da EBSERH na relação com as/os Médicas/os Estatutários e pretendem reorganizar as atividades docentes e do exercício da medicina.
Uma resposta
Querem destruir a carreira dos medicos federais das Universidades ! Ja Fizemos proposta a que os médicos RJU sejam substituidoa por medicos RJU pois as bag as sao da Universidade e não da Ebserh !