Filiado à

Simepar firma acordo sobre tempo de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde de Curitiba

Foto: Venilton Küchler, AEN.

A Prefeitura de Curitiba, através da Fundação Estatal de Atenção em Saúde, firmou um acordo com o Simepar na Justiça do Trabalho estabelecendo o tempo mínimo para as consultas médicas nas Unidades de Saúde do Município.

O acordo firmado consolida o acerto prévio realizado no mês de março deste ano no âmbito de uma Ação Civil Pública movida pelo Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, que tramitava na 20ª Vara do Trabalho de Curitiba.

Ficou acertado que serão agendadas até treze consultas para cada médico ou médico da FEAS para uma jornada de quatro horas na Atenção Primária à Saúde.

Dessa forma, a jornada do/a médico/a fica assim prevista: Primeira hora com 03 consultas de 20 minutos cada, seguidas por duas horas e 30 minutos com consultas de 15 minutos, mais 15 minutos de descanso e 15 minutos para atividades administrativas.

Já as consultas de pré-natal e puerpério, assim como procedimentos de colocação de DIU e outros, terão tempo reservado de 30 minutos para a realização.

Outros detalhes relativos a consultas de emergência, e horários vagos, podem ser conferidos no acordo em anexo.

O Simepar reitera que os médicos e médicas têm autonomia para decidirem quanto tempo precisam para fazer o atendimento, ouvir o/a paciente, avaliar, fazer o diagnóstico, requisitar exames, prescrever medicamentos e fazer o registro da consulta.

O acordo firmado é somente uma forma de organizar a agenda e agilizar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e no SUS de um modo geral.

Leia aqui o texto do acordo firmado na Justiça do Trabalho.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado

Últimas Notícias