A Federação Médica Brasileira (FMB) realizou o 1o Congresso Acadêmico Sindical, em Belém (PA), nos dias 28 e 29 de junho, na sede do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). O evento incorporou as pautas dos estudantes durante a graduação e a residência médica e contemplou temas polêmicos, como a proliferação indiscriminada de faculdades de medicina e as propostas de implementação de exames de proficiência para os estudantes.
Representando o Paraná, a Secretária-Geral do Simepar, Dra. Cláudia Paola Carrasco Aguilar, participou do encontro no Pará, levando as demandas dos Estudantes do Estado. Antes do Congresso, o Simepar realizou duas reuniões com estudantes com expressiva participação de integrantes do Diretório Acadêmico Nilo Cairo, do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
No evento foram discutidos temas como a importância da atuação dos acadêmicos no sindicalismo médico, a preparação dos acadêmicos para a carreira e o mercado de trabalho, residência e especialização, bioética e outros. Todos sob o prisma da união de forças entre o movimento estudantil da Medicina com o sindicalismo médico, como forma de fortalecer as pautas e o movimento médico em si.
Segundo a Dra. Cláudia Paola, o Congresso Acadêmico Sindical foi muito rico em debates e trocas de experiências. “Agora, vamos nos mobilizar para retomarmos o Núcleo Acadêmico do Simepar que teve seu funcionamento interrompido em função da Pandemia de Covid.” Completou a Secretária-Geral do Simepar.
Assista ao vídeo com a fala da Dra. Cláudia:
O 2º Congresso Acadêmico da FMB será realizado em 2025, na Paraíba. Para saber mais sobre o 1o Congresso Acadêmico Sindical da FMB, acesse o Portal da Federação e o Site do Sindmepa.