Dirigentes de entidades médicas e do cooperativismo prestigiaram a sessão solene de posse da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e da Comissão Ético Disciplinar da Unimed Curitiba, realizada na noite de sexta-feira (1º), em Curitiba.
O evento reuniu mais de 100 participantes na sede Itupava, uma das unidades mais antigas e tradicionais para atendimento de clientes e médicos cooperados localizada no bairro Juvevê desde os anos 90. O novo grupo gestor, coordenado pelo médico cirurgião e proctologista Rached Hajar Traya, responderá pela entidade até 2026.
Em seu discurso, o diretor-presidente empossado agradeceu a parceria dos que fizeram parte de sua trajetória e a confiança dos que o reelegeram para estar à frente da maior operadora de plano de saúde do Paraná, e apontou os rumos que a cooperativa deverá trilhar a partir de agora, enfatizando a necessidade de união para enfrentar os desafios impostos à medicina, à saúde suplementar e ao cooperativismo.
“É muito difícil dissociar os acontecimentos da pandemia ao longo desses últimos quatro anos. Para nós, ela ainda é uma grande ofensa sanitária pela qual estamos passando, mas também nos deu a chance de colocar em prática, de forma clara, o Jeito de Cuidar Unimed em todas as ações e decisões tomadas. Também oportunizou realizarmos grandes feitos para a nossa cooperativa e para todos os envolvidos com o nosso negócio”, afirmou, fazendo referência à reconstrução da unidade Itupava, é um dos principais centros de atendimento aos clientes e médicos cooperados que durante o primeiro ano de pandemia foi reformado, triplicando o tamanho da sede e tornando-a mais moderna e aconchegante. “Neste dia festivo, não tenho dúvidas de que todos os presentes, independentemente de cargos e funções, irão seguir trabalhando conosco para que possamos manter os compromissos firmados até aqui e garantir o cumprimento da nossa proposta, que é baseada em quatro pilares: sustentabilidade, governabilidade, transparência e cooperativismo”, completa.
Durante o evento, o pastor Hilário Batista da Silva, capelão do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie que vem acompanhando de modo muito especial a trajetória da Unimed Curitiba, foi convidado para dar uma bênção especial e, valendo-se do Salmo que diz “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará”, faz referência às situações vividas por todos os envolvidos com o negócio da Unimed Curitiba. “Quando o Senhor é meu Pastor, eu dou o passo e Deus dá a bênção. Nada falta para quem tem o Senhor como pastor. Não faltam problemas e desafios. Não faltam milagres. Pela fé, a Unimed Curitiba continuará sendo o sustento de tantas famílias e acolhendo tantas pessoas”, completa.
Autoridades
Presente no evento, o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Nerlan Tadeu Gonçalves Carvalho, reconheceu o trabalho realizado na gestão da cooperativa e enalteceu os planos e expectativas dos novos dirigentes. “É um plano que contempla um futuro promissor, que contempla qualidade no atendimento e que contempla a classe médica. Por tudo isso, tem todo o nosso apoio e desejo de uma gestão maravilhosa”, afirma.
O conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Wilmar Mendonça Guimarães, representou o dirigente da autarquia no evento e falou sobre a importância da cooperativa para os médicos do município de Curitiba. “Temos a expectativa certa de que a próxima gestão será igualmente profícua, pois é isso que os médicos cooperados esperam. A governança que a diretoria impõe, com ética e transparência, é a expectativa dos médicos”, afirma.
Durante a cerimônia, o médico Marlus Volney de Morais, presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar) e agora diretor de prevenção e promoção à saúde da Unimed Curitiba de 2022 a 2026, ressaltou o trabalho conjunto entre as entidades que resultou no amparo dos médicos não-cooperados em ter um plano de saúde e tantas outras ações conjuntas em prol da classe médica e da população. “Não existe nada mais solitário do que você decidir atender um paciente em estado grave e todos que estão aqui sabem o quanto pesa a decisão que se vai tomar naquele momento. E eu acho que o fato de estarmos vivendo em sociedades médicas faz com que essas decisões sejam cada vez mais acertadas e mais leves. Então, eu quero aqui, em nome do Sindicato, desejar a todos nós uma excelente gestão e dizer que a Unimed Curitiba é um dos baluartes da medicina não só em Curitiba, mas também no Paraná”, finaliza.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, disse ser um dia histórico para o município e para o cooperativismo paranaense. “Temos um universo de 2,7 milhões de cooperados e geramos 130 mil empregos diretos em nosso estado. Com as famílias, imaginem o universo do cooperativismo aqui no Paraná. Temos um orgulho enorme da nossa cooperativa de médicos, desse cuidado e dessa responsabilidade que a Unimed Curitiba tem com as pessoas e com a comunidade em que ela está inserida, especialmente nesses tempos de pandemia”, finalizou.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Unimed.