O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) e o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR) assinaram um Acordo Coletivo de Trabalho com vigência até março de 2027, pondo fim à greve administrativa iniciada no dia 9 de maio passado.
O Acordo estabelece o reajuste salarial de 3,5% a partir de 1°/04/2026. As diferenças salariais de abril até junho serão pagas no mês de julho próximo. No ACT também consta a regulamentação da concessão de folgas por trabalho em feriados. Os demais benefícios presentes nos ACTs anteriores estão mantidos, conforme a íntegra do Acordo em anexo.
O Acordo Coletivo foi firmado após duas audiências mediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9a. Região (TRT9) e estabelece uma série de compromissos entre as partes, incluindo uma mesa permanente de negociação com reuniões bimestrais.
Com a assinatura do Acordo, encerra-se o movimento de greve. O Simepar orienta que todos as Médicas e Médicos retomem a totalidade de suas tarefas administrativas interrompidas durante a greve.
Para o Simepar, o Acordo representa uma vitória dos profissionais da Medicina, tendo em vista que os direitos adquiridos dos profissionais foram mantidos. As demais reivindicações da categoria continuarão sendo apresentadas na mesa permanente de negociação.



