As dirigentes do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) Alessandra Maria Galbiatti Pedruzzi, Andressa Costa Da Cunha, Carmela Regina Cabral Brocher e Cláudia Paola Carrasco Aguilar gravaram um vídeo com mensagens alusivas ao Dia Internacional das Mulheres celebrado em 08 de março.
Nas mensagens, as médicas sindicalistas falam da força e dos desafios que as mulheres enfrentam no cotidiano do convívio social, das injustiças e abusos a que muitas vezes são submetidas e sobre possíveis caminhos para mudar e melhorar a realidade em que vivem.
A Dra. Cláudia Paola Carrasco Aguilar afirmou que os vínculos empregatícios precarizados através de contratos como pessoas jurídicas prejudicam sobremaneira as mulheres médicas, principalmente quando engravidam, pois elas ficam sem o benefício da licença maternidade e terão dificuldades para praticar os devidos cuidados com seus bebês e para amamentá-los.
Também foram lembrados os casos de assédio e discriminação que as mulheres muitas vezes sofrem nos ambientes de trabalho. Cabe lembrar que o Simepar dispõe de um canal de denúncias em que a privacidade das/dos denunciantes é preservada, evitando retaliações. O canal de denúncias pode ser acessado aqui.
Por fim, as diretoras do Simepar fizeram um chamamento pela participação efetiva das mulheres médicas na atividade sindical. Um chamado pela união, solidariedade e acolhimento das trabalhadoras da medicina.